segunda-feira, 15 de março de 2010

Quinoa à Grega

Essa realmente foi uma surpresa para mim. Curiosa do jeito que eu sou, e como provar coisas novas está no meu sangue, assim que vi a quinoa cozida, tive que provar. Detestei. Particularmente, achei com gosto de grama e me lembrou a época em que minha mãe batia clorofila no meu suco e me obrigava a comer broto. Já não esperava mais nada da salada.
Mas quando provei ela pronta, já com tempero e os outros ingredientes, A-DO-REI! Não conseguia parar de comer. Tanto que comi no jantar no que sobrou do almoço. Nem dava mais para sentir o gosto de capim. Recomendo provar.


Quinoa à Grega


- 1 1/2 xic. de quinoa crua (em grãos)
- 2 tomates sem semente picados
- 8 queijos bolinha picados
- 2 echalotes (cebola pequena) picadinhas
- azeitona preta picada a gosto
- salsinha picada a gosto
- 1/2 pepino japones em cubinhos com casca

OBS.: Para preparar a quinoa, basta cozinhá-la com o dobro da quantidade de água (para 1 1/2 xic. de quinoa, utilizar 3 xic. de água) até a evaporação total da água (isso deve levar de 10 a 15 min.).

Vinagrete básico com alho:
- 4 col. de sopa de azeite de oliva
- 1 col. de sopa de vinagre de vinho branco
- 1/3 de dente de alho amassado
- 1/2 col. de chá de sal
- pimenta a gosto

Mexa bem o molho com o batedor manual e misture os ingredientes.

Um comentário:

korelho disse...

Comi da salada e gostei.
Só não tive a coragem de provar a quinoa pura. (Gosto de grama: ECA!!!!)