domingo, 21 de março de 2010

Lagarta Festiva: Salada de Rúcula com Figo e Queijo de Cabra

A primeira vez que fui apresentada a queijo de cabra, foi na França em 2001 quando meu tio levou todos nós no domingo para uma feirinha de artesãos, na praça principal da cidade, onde os pais dele moram. Lá ele comprou dois tipos para nós experimentarmos. Minha mãe ficou super empolgada, pois ela também nunca tinha comido e estava louca para provar. Mas quando demos a primeira "mordida", que decepção! Era puro gosto de estábulo. Também, ele pegou logo os mais fortes, curados, enrugados e cheios de cinza. Hoje em dia, que já estamos acostumados, provavelmente iríamos adorar, mas comer pela primeira vez, um queijo tão forte, não tinha como gostar.
















Depois daquele dia, só tivemos coragem de comer queijo de cabra de novo dois anos depois, quando fomos ao Cremerie Genève (um capril na estrada Teresópolis-Friburgo, onde além de criação de cabras e fabricação de queijos, eles também têm um restaurante), que meus pais quiseram conhecer depois de terem visto uma reportagem no jornal. Fomos e adoramos!
















Já voltamos lá duas vezes. A última foi agora em fevereiro.



É um lugar bonito, friozinho, o queijo é uma delícia e as cabras umas gracinhas - muito dóceis! Vale mesmo à pena a visita, não deixando de fazer o tour pelo estábulo.













Salada de Rúcula com Figo e Queijo de Cabra




-1 maço de baby rúcula (se for pequeno, coloque dois)
-300g de queijo de cabra tipo Chevrotin
-9 figos frescos com casca

Molho:
-3 colheres de sopa de açúcar mascavo
-1 xícara de café de vinho do Porto
-1 xícara de café de água

Lave muito bem a rúcula e despreze as folhas maiores (já fizemos com a rúcula normal e ficou bom também). Reserve.
Corte o queijo em lascas (pode ralar no ralo grosso). Reserve.
Lave os figos e corte a metade do talo. Numa frigideira antiaderente bem quente coloque os figos para grelhar com a polpa virada para baixo. Deixe grelhar por um minuto. Reserve.
Prepare o molho: misture os três ingredientes e leve ao fogo baixo. Deixe reduzir até o ponto de calda lisa, aproximadamente cinco minutos.

Montagem do prato:
Cubra o fundo do prato com as folhas de rúcula. Disponha os figos grelhados, salpique com 80% das lascas de queijo de cabra e cubra com o molho de vinho do Porto (frio ou ligeiramente morno). Derrame um fio de azeite por toda a salada, e, por último, tempere com sal e pimenta. Finalize com o resto do queijo de cabra. Sirva imediatamente.

O queijo de cabra tipo Chevrotin é um queijo de maturação curta, de massa compacta e lisa, próprio para ralar ou cortar. O sabor pode ser suave ou acentuado, dependendo da idade do queijo, com 6 semanas o queijo ainda é jovem e tem o sabor suave, a partir daí vai se intensificando. Repare na data de fabricação. O queijo da salada tinha 8 semanas e estava bastante saboroso e com sabor ainda suave. O queijo tipo Chevrotin no Brasil ainda está muito caro e nem sempre encontramos nos supermercados. Uma vez utilizamos o queijo de cabra tipo Chabichou (formato cilíndrico e com a casca tipo o Brie) e ele substituiu bem, além de ter sido mais barato.

Nenhum comentário: