Depois daquele dia, só tivemos coragem de comer queijo de cabra de novo dois anos depois, quando fomos ao Cremerie Genève (um capril na estrada Teresópolis-Friburgo, onde além de criação de cabras e fabricação de queijos, eles também têm um restaurante), que meus pais quiseram conhecer depois de terem visto uma reportagem no jornal. Fomos e adoramos!
Já voltamos lá duas vezes. A última foi agora em fevereiro.
É um lugar bonito, friozinho, o queijo é uma delícia e as cabras umas gracinhas - muito dóceis! Vale mesmo à pena a visita, não deixando de fazer o tour pelo estábulo.
Salada de Rúcula com Figo e Queijo de Cabra
-1 maço de baby rúcula (se for pequeno, coloque dois)
-300g de queijo de cabra tipo Chevrotin
-9 figos frescos com casca
Molho:
-3 colheres de sopa de açúcar mascavo
-1 xícara de café de vinho do Porto
-1 xícara de café de água
Lave muito bem a rúcula e despreze as folhas maiores (já fizemos com a rúcula normal e ficou bom também). Reserve.
Corte o queijo em lascas (pode ralar no ralo grosso). Reserve.
Lave os figos e corte a metade do talo. Numa frigideira antiaderente bem quente coloque os figos para grelhar com a polpa virada para baixo. Deixe grelhar por um minuto. Reserve.
Prepare o molho: misture os três ingredientes e leve ao fogo baixo. Deixe reduzir até o ponto de calda lisa, aproximadamente cinco minutos.
Montagem do prato:
Cubra o fundo do prato com as folhas de rúcula. Disponha os figos grelhados, salpique com 80% das lascas de queijo de cabra e cubra com o molho de vinho do Porto (frio ou ligeiramente morno). Derrame um fio de azeite por toda a salada, e, por último, tempere com sal e pimenta. Finalize com o resto do queijo de cabra. Sirva imediatamente.
O queijo de cabra tipo Chevrotin é um queijo de maturação curta, de massa compacta e lisa, próprio para ralar ou cortar. O sabor pode ser suave ou acentuado, dependendo da idade do queijo, com 6 semanas o queijo ainda é jovem e tem o sabor suave, a partir daí vai se intensificando. Repare na data de fabricação. O queijo da salada tinha 8 semanas e estava bastante saboroso e com sabor ainda suave. O queijo tipo Chevrotin no Brasil ainda está muito caro e nem sempre encontramos nos supermercados. Uma vez utilizamos o queijo de cabra tipo Chabichou (formato cilíndrico e com a casca tipo o Brie) e ele substituiu bem, além de ter sido mais barato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário