Como há duas semanas não postamos nenhuma dica, resolvemos matar a saudade de vocês com uma dica "pequeninha".
1-Higienização dos alimentos
Qualquer alimento antes de ser utilizado deve ser bem lavado e higienizado.
As folhas devem ser bem lavadas, uma a uma, em água corrente, na direção das pontas para a raiz, e depois colocadas de molho por 20 minutos em uma solução de água com hipoclorito de sódio na proporção indicada do produto empregado ( o fabricante que usamos indica 10 gotas para 1 litro dágua). Retiradas do molho, escorra o excesso de água em uma peneira grande. Não volte à lavá-las após a higienização para não sujeitá-las a nova contaminação ou enxague com água potável, se preferir. Termine de secar em um enxugador manual ou com papel toalha.
Não coma as folhas exteriores de repolhos e alfaces. Remova as áreas e folhas com perfurações, escuras ou defeituosas, pois as bactérias crescem rapidamente nelas.
Caso não vá utilizar todas as folhas, seque-as bem e coloque-as em um vasilhame tampado e forrado com papel toalha. Guarde na geladeira.
Os legumes que forem utilizados crus também devem ser lavados em água corrente, com o auxilio de uma escovinha, para que saia toda a terra e as impurezas retidas na casca. Assim como as folhas, os legumes devem ficar de molho, com sua casca, 20 minutos em uma solução de hipoclórito de sódio. Retirados do molho, escorra o excesso de água e seque com papel toalha.
Para quem não sabe, hipoclórito de sódio é a mesma coisa que água sanitária e ambos são uma mistura de água com cloro ativo.
Outro método de higienização para frutas, folhas, legumes e utensílios de cozinha é utilizar dois pulverizadores: primeiro lave em água corrente os alimentos, em seguida pulverize com uma mistura de 97% de água com 3% de água oxigenada 10 volumes (1 colher de chá cheia de água oxigenada 10 volumes para 1 litro de água), depois pulverize com vinagre branco de maçã e por último enxágüe com água potável. Não importa a ordem. Esse processo não acarreta em modificação de gosto nem é tóxico, pois as substâncias residuais (água, oxigênio e ácido acético) não representam riscos para a saúde. O importante é utilizá-los em separado, primeiro um, depois o outro.
2-Higienização nas cozinhas
Na cozinha as bactérias estão em todo lugar, nas esponjas, panos de prato, tábuas e até nas pias.
As esponjas fornecem um caminho ideal para espalhar microorganismos causadores de DVAs (doenças veiculadas por alimentos). O ideal é enxaguá-las e guardá-las secas, de preferência lavar utensílios e pratos com escovas, que podem ser facilmente limpas e secas.
Os panos de prato também são um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Os panos que são substituídos diariamente não apresentam contagens elevadas de bactérias, portanto esta é a melhor maneira de evitar contaminações.
Tábuas de corte, com acúmulo de cortes, reentrâncias e orifício são também um local hospitaleiro para bactérias. É mais indicado a utilização de placas de corte plásticas do que de as de madeira, mas se higienizadas corretamente, também podem ser utilizadas. A higienização é feita através de uma solução de alvejante clorado, isto é, uma colher de chá de cloro líquido por litro dágua (essa proporção é água sanitária pura). Inunde a superfície da tábua com esta solução, deixando por 3 a 5 minutos, enxágüe então e seque ao ar ou bata levemente com toalhas de papel. Costumamos deixar as tábuas imersas em água sanitária dentro de um tabuleiro de inox, nunca de alumínio, pois a água sanitária reage e mancha o tabuleiro. As tábuas de corte contendo uma série de cortes devido à utilização de facas devem ser substituídas.
Outra medida eficaz é utilizar várias tábuas. Aqui em casa utilizamos três: uma para pão, uma para carnes e uma para legumes e verduras. Isso evita a contaminação cruzada (essa contaminação se refere a como microorganismos podem ser espalhados de um alimento até outro).
Lavar as tábuas de corte, pratos e pias com água quente e sabão, após preparar cada alimento e antes de iniciar nova preparação, auxilia a evitar a expansão de microrganismos de um artigo para o próximo.
Devemos manter as superfícies das pias o mais secas possível, pois as bactérias não se multiplicam em superfícies secas. A parte mais difícil de manter higienizada é a parte da válvula para baixo (sifão e tubulação). Jogar periodicamente água quente com detergente e água sanitária ajuda na higienização.
Parece complicado, mas as poucos vamos adotando uma ou outra dica sem sentir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário