Crua e cozida.
A cenoura é uma excelente fonte de betacaroteno, que o organismo utiliza para produzir vitamina A.
O betacaroteno pertence a família dos carotenos.Nas pesquisas, pessoas que comem mais alimentos ricos em carotenos correm risco menor de ter doenças do coração, derrame, catarata e alguns tipos de câncer.
Para aproveitar melhor o betacaroteno (pró-vitamina A, de ação antioxidante), o ideal é servir a cenoura cozida e regada com azeite. Isso porque as moléculas de betacaroteno estão envolvidas por fibras e por moléculas de água. O cozimento amolece essas fibras e diminui a quantidade de água, abrindo espaço para o betacaroteno e deixando-o mais acessível ao organismo.
No cozimento em água, uma pequena parte da pró-vitamina A se perde -aquela que é hidrossolúvel (solúvel em água). Como a maioria dessas moléculas são lipossolúveis (solúveis em gordura), elas se conservam. É por isso também que regar a cenoura com azeite aumenta sua biodisponibilidade. O ideal é cozinhar a cenoura no vapor, o que conserva melhor as substâncias hidrossolúveis e não deixa o alimento amolecer demais. Quando a cenoura for consumida crua, o ideal é ralá-la, misturá-la bem com azeite e deixá-la descansar por cerca de meia hora.
Um comentário:
podia-me dizer a bibliografia da cenoura quando cozida? obrigada!
Postar um comentário