domingo, 9 de maio de 2010

Salada de Salmão Defumado

Eu no Hofbräuhaus, típica cervejaria alemã.


Estas fotos foram tiradas no ano passado, quando meus pais, minha irmã, tios, avós e eu, enfim, praticamente a família inteira, fomos à Alemanha. Estou toda encasacada, porque fomos no outono. Até tive que perder umas duas semanas de aula, pois não estava de férias. Mas, afinal, foi por uma boa causa. Visitamos muitos parentes (meu avô materno é alemão), conheci melhor o país e ainda treinei meu alemão.

Não sei se foi o clima que esfriou, a chuva ou simplesmente a saudade da viagem que nos fez voltar às nossas origens alemãs, na postagem de hoje. Escolhemos duas saladas que são a cara da Alemanha. Na verdade qualquer coisa com aneto (dill) me lembra a culinária alemã.

A salada de salmão, fizemos hoje no almoço de dia das mães na casa da minha avó. Quem perdeu foi meu pai que almoçou com a mãe dele. Se bem, que eu aposto que o almoço dele também estava uma delícia, já que foi feito pelo meu tio Chef de cozinha.

A ideia inicial da minha mãe era fazer dois molhos separados e colocar um ao lado do outro no prato, mas não sei o que aconteceu, que ela acabou misturando os dois. Não que eu me incomode, pois ficou uma delícia.


Salada de Salmão Defumado


- 1 alface americana
- 200g de salmão defumado


Molho:
- 1 xic. de creme de leite fresco
- 2 col. de sopa de iogurte natural desnatado
- 2 col. de chá de raiz forte ralada (a quantidade pode variar com intensidade de seu sabor e gosto pessoal, é claro - para os meus pais, quanto mais forte, melhor)
- suco de limão
1 col. de sopa de aneto (dill) picado
- sal a gosto

Bata o creme de leite com algumas gotas de limão e um pouco de sal no liquidificador até ficar cremoso, mas não deixe chegar na consistência de chantily. Retire e misture com o iogurte usando um batedor manual. Acrescente a raiz forte e o aneto e reserve na geladeira por pelo menos 30 min.
Arrume as folhas de alface previamente rasgadas em pratos individuais. Coloque o salmão por cima e depois despeje um pouco do molho. Decore com um raminho de aneto (dill). Sirva imediatamente e bom apetite.

Obs.: A raiz forte pode ser um pouco difícil de achar, por isso, não se preocupe se não conseguir colocar na salada. Só o molho de aneto fica muito gostoso.

Obs. 2: Minha mãe fez pequenos crouttons com o pão Pumpernickel, ela gostou bastante. Eu não posso dizer o mesmo, mas quanto a isso, meu voto não conta muito, pois eu não gosto de Pumpernickel... só experimentando para saber.

Nenhum comentário: