domingo, 28 de fevereiro de 2010

Pão da Lagarta


Essa semana teve um concurso para eleger o pão oficial da cidade. 9 chefs padeiros foram selecionados afim de criar um pão doce que se tornasse "O Pão de Açúcar do Rio". Ele foi realizado 24/02 no Morro da Urca e o resultado sai amanhã, 1º de março, no aniversário da cidade. O evento foi uma iniciativa da empresa que explora o Pão de Açúcar em pareceria com a Prefeitura para criar um pão que fosse a cara do Rio, assim como o croissant é a de Paris.
Aproveitando a ocasião, resolvemos fazer algo diferente essa semana. Ao invés de uma salada, estamos postando a receita de uma massa de pão super versátil.
Esse é o nosso candidato para Pão de Açúcar do Rio apesar de não estarmos concorrendo.


Para ver os concorrentes e o ganhador acesse o site:

http://www.bondinho.com.br/

Massa:
- 225 ml de leite
- 50g de manteiga sem sal
- 30g de açúcar
- 15g de fermento fresco ou 2 col. de chá de fermento seco
- 1 ovo (gema e clara separados)
- 1/2 col. de chá de sal
- 400g de farinha

Essa receita é bem certinha. Não acrescente mais farinha, mesmo se der vontade. Não precisa nem colocar sobre a bancada de trabalho.

Então vamos, lá e mãos na massa!

Leve o leite ao fogo e deixe ferver. Desligue e acerscente o açúcar e a manteiga. Deixe a mistura amornar (temperatura alta mata o fermento).Misture o fermento e espere 5 minutos até fazer espuma. Junte o sal e a clara do ovo.

Coloque a farinha numa tigela e faça um buraco no meio. Despeje no buraco a mistura líquida e vá mexendo lentamente em círculos.

Quando não conseguir mais usar a colher, pegue a massa e trabalhe ela durante 10minutos no mínimo sobre uma bancada até que ela fique macia e elástica. É cansativo, mas vale a pena.

Forme uma bola e coloque de volta à tigela cobrindo com um plástico. Deixe descansar por cerca de 1 hora ou até duplicar de volume.

Volte colocar a massa sobre a bancada. Não trabalhe mais a massa, somente abaixe, para que o ar que ficou retido dentro dela saia. Divida a massa em 24 pedaços (cerca de 30g cada) usando uma faca. Nunca esgarce a massa.

Forme uma bolinha de cada pedaço e deixe descansando por mais 15 minutos cobrindo com um plástico para não ressecar a superfície.

Molde os pãezinhos conforme a receita:

Pão Delícia

Abra a massa com as mãos e coloque dentro um pedaço de requeijão (tipo Catupiry), previamente cortado e gelado para permitir que se molde uma bola dele. Feche bem a massa, apertando com a ponta dos dedos fazendo uma costura. Molde novamente a bola e coloque sobre um tabuleiro, previamente untado com manteiga, colocando a costura para baixo. Deixe descansando por mais 30 minutos.

Não pincele os pãezinhos e leve ao forno alto, previamente aquecido, por 5 minutos, depois abaixe para forno médio e deixe por mais 10 minutos. Controle bem, porque os pãezinhos não devem ficar dourados. Retire do forno, pincele com manteiga derretida e depois polvilhe com queijo parmesão ralado. Deixe esfriar sobre uma grelha. É realmente uma delícia.


Kidoguinho

Abra a massa com as mãos e coloque uma salsicha aperitivo dentro. Envolva a salsicha e feche bem a massa, apertando com a ponta dos dedos fazendo uma costura. Coloque sobre um tabuleiro, previamente untado com manteiga, colocando a costura para baixo.

Pincele os pãezinhos com a mistura de uma gema com 1 colher de sopa de leite e leve ao forno alto, previamente aquecido, por 5 minutos, depois abaixe para forno médio e deixe por mais 10 minutos. Controle bem. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grelha. Essa versão é a alegria da garotada.


Enroladinho recheado

Esse não tem um recheio fixo, é ao gosto do freguês. Já fizemos com pastrami com queijo prato, salaminho com muzarela, presunto com muzarela (ou queijo prato), peito de peru com catupiry e até frango ao curry.

Abra a massa com as mãos e coloque o recheio, previamente enrolado. Envolva o rolinho e feche bem a massa, apertando com a ponta dos dedos fazendo uma costura. Coloque sobre um tabuleiro, previamente untado com manteiga, colocando a costura para baixo. Deixe descansar por mais 30 minutos.

Pincele os pãezinhos com a mistura de uma gema com 1 colher de sopa de leite e leve ao forno alto, previamente aquecido, por 5 minutos, depois abaixe para forno médio e deixe por mais 10 minutos. Controle bem. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grelha. Não há quem resista.


Simplesmente Pãezinhos

Pegue a bolinha e molde-a novamente, agora colocando sobre um tabuleiro , previamente untado. Deixe descansar por mais 30minutos. Pincele com uma mistura de uma gema com uma colher de leite e leve ao forno alto, já aquecido anteriormente, por 5 minutos. Após esse tempo( minutos onde a massa cresce), abaixe o forno para forno médio e deixe por mais 10minutos, para terminar de assar. Deixe esfriar sobre uma grelha.


Caracol de Canela

Se quiser fazer essa versão doce, não faça bolinhas com a massa. Faça uma bola grande. Deixe descansar 15 min. e depois abra a massa, o mais fino possível com um rolo (pode ser feito em duas bolas para facilitar) em formato de retângulo. Espalhe açúcar com canela e passas sobre a superfície. Passe ovo batido nas bordas e enrole em formato de rocambole. Corte em fatias e coloque em um tabuleiro untado com manteiga. Deixe descansar 30 min, pincele com ovo batido e leve ao forno por 20 min. (10 min. no forno alto e 10 min. no baixo).

Observações:

Você pode fazer pães maiores, a única coisa que muda é o tempo de cozimento. Passe para 10 minutos iniciais em forno alto para crescer e de 10 a 20 minutos em forno médio para assar. Observe bem o seu forno, nem sempre funciona da mesma maneira.

Você pode substituir parte da farinha branca por farinha integral. Já fizemos a proporção de 260g de farinha branca + 100g de farinha integral + 50g de aveia em flocos. Ficou muito bom também. Acrescentar passas e nozes picadas no final de amassar a massa fica maravilhoso. Essa substituição de farinhas pode influênciar na umidade da massa e vai exigir um pouco mais de experiência para chegar no ponto certo. Ao acrescentar aveia, por exemplo, a massa parece úmida, mas a medida que vamos amassando, a aveia vai absorvendo mais água do que uma farinha branca e a massa fica mais seca e difícil de trabalhar. Para corrigir isso, é só acrescentar mais um pouco de água. O tipo de farinha integral, fina, média ou grossa, também influencia na umidade da massa. Vale à pena experimentar.

Nenhum comentário: