domingo, 31 de janeiro de 2010

Biscoitinho de Gorgonzola

É quase antiético postar essa receita no blog. Um blog de saladas remete a uma imagem saudável e na maioria das vezes, light. Esses biscoitinhos definitivamente não são light, mas convenhamos, são uma delícia. As vezes que fizemos para almoços, foram um sucesso; os primeiros a acabar. Eu sigo a teoria de que certas coisas podem não ser tão saudáveis, mas fazem bem. Senão para o corpo, para a alma. E para as papilas gustativas também.
Para dar uma disfarçada nas calorias, sirva-os com uma saladinha verde.

Biscoitinho de Gorgonzola


- 125 g de queijo gorgonzola mais firme
- 125 g de queijo gorgonzola mais cremoso
- 125 g de manteiga sem sal
- 175 g de farinha de trigo

Tudo deve estar na temperatura ambiente. Amasse primeiramente os queijos com um garfo. Então misture a manteiga fazendo uma pasta. Depois acrescente a farinha rapidamente. Divida a massa em três cilindros, colocando em papel alumínio e leve à geladeira até o dia seguinte. Corte rodelas de no máximo 2mm, coloque no tabuleiro (não precisa untar) e leve ao forno médio por 15 min. Não coloque as rodelas muito próximas uma das outras para que não grudem.


Tomate Recheado

Segundo minha mãe essa receita é da infância dela. Não é bem uma salada, mas fica uma delícia como acompanhamento de uma.


Tomate Recheado com Ovo


- 3 tomates cortados no meio sem semente
- 3 ovos cozidos
- 3 col. de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto

Amasse as gemas e misture com o azeite até ter uma consistência pastosa. Acrescente as claras previamente amassadas com um garfo. Misture o sal e a pimenta. Coloque um pouquinho de sal no fundo dos tomates também. Agora é só rechear.
Dica: para enfeitar, espete uma folha de salsinha em cima dos tomates.


Dá pena de jogar a polpa fora, por isso uma sugestão é passá-la por uma peneira e misturando o caldo com um pouco de alho, sal, pimenta e azeite. Acrescente orégano. Depois espalhá-los sobre torradas feitas com pão italiano ou ciabatta.


Tomate Recheado com Cottage


- 3 tomates cortados ao meio
- 3 col. de sopa cheias de cottage
- 3 col. de sopa de azeite
- 1/3 de dente de alho picadinho
- folhas de manjericão picado
- sal e pimenta a gosto

Misturar todos os ingredientes e depois rechear os tomates.


Uma outra opção é levá-los ao forno por 30 min. Nessa versão o licopeno é mais absorvido pelo organismo. Licopeno é um tipo de antioxidante que desempenha um pepel importantíssimo na prevenção do câncer de próstata, entre outros tipos.

Salada de Brócolis com Couve-flor

Eu sei que eu sempre falo isso, mas essa salada realmente é a minha favorita. Eu adoro e felizmente, desde que a Eny aprendeu a fazer, tem toda semana aqui em casa. Eu poderia comer tudo sozinha, mas sempre tenho que me controlar e deixar para os meus pais que vão jantar depois. O bom é que eles não são tão viciados quanto eu e sempre sobra pra mim no almoço do dia seguinte.


Salada de Brócolis com Couve-flor


- 1 maço de brócolis americano cozido
- 1/2 maço de couve-flor cozido
- 300g de tomate cereja cortado no meio
- 1/2 xic. de azeitona preta ou verde cortada em fatias

Molho:
- 1 col. de sopa de suco de limão
- 2 col. de sobremesa de mostarda
- 1/2 col. de chá de estragão ou de orégano
- 1/2 xic. de azeite
- sal e pimenta a gosto

Misture os ingredientes do molho e depois envolva a salada.

Aproveitem!

domingo, 24 de janeiro de 2010

Dica da Semana 1: Uma Alimentação Colorida

Minha mãe teve a ideia de toda semana, junto com a receita de uma salada nova, colocar uma dica "saudável". Seriam dicas que ela leu em livros de saúde, revistas ou simplesmente viu por aí.

A primeira dica é sempre comer alimentos de cores variadas. Quanto mais colorido o prato, melhor. Além de tornar as refeições mais atraententes, assegura a obtenção de uma variedade de fitonutrientes benéficos.

Bom, essa dica é muito manjada, mas também muito eficaz, já que é dada em 10 entre 10 livros sobre alimentação. E sempre vale a pena ser lembrada. Portanto não se esqueçam!

Salada de Feijão

Eu estou adorando a empolgação da minha mãe com o blog porque assim ela está fazendo várias saladas que eu adoro, mas que há muito tempo ela não fazia. Essa de feijão é uma delas. Apesar de eu adorá-la minha mãe evita saladas com feijão já que meu pai não gosta e sempre reclama.


Salada de Feijão


- 2 1/2 xic. de feijão fradinho cozido
- 1/2 pimentão vermelho grande (ou 1 pequeno) picadinho
- 1/2 cebola picadinha
- salsa picadinha a gosto

Para que a cebola não fique muito ardida, coloque ela em uma peneira e despeje água quente por cima. É só para passar e assim quebrar a ardência.

Para cozinhar o feijão, deixe-o de molho por 8 horas em água fria, trocando a água de vez em quando (se quiser). Cozinhe em fogo brando durante 50 min. sempre tirando a espuma que se formar.

É mais fácil cozinhar logo o pacote todo de feijão (1/2 kg). Como essa quantidade rende 7 1/2 xic. (3 receitas), a minha mãe guarda o feijão já cozido em sacos plásticos no congelador. Aí na próxima vez é só descongelar o feijão pronto e usar. Isso também é muito prático para quando a gente improvisa uma salada rapidinha para o almoço quando não tem nada em casa.

Molho

- 5 col. de sopa de azeite
- 1 col. de sopa de vinagre
- 1/3 de 1 dente de alho picadinho
- pimenta do reino a gosto
- 1/2 col. de chá de sal

Mexa bem e misture os ingredientes da salada. Faça antes e deixe meia hora pegando gosto na geladeira.

Saboreie!

Tomate Cereja à Grega

Essa salada tem uma outra versão muito parecida só que leva atum ou sardinha em lata, mas em consideração a mim minha mãe essa semana resolveu fazer a receita que não leva. Não é que eu não goste do peixe na salada, muito pelo contrário, é a parte que eu mais gosto, mas eu fiz uma promessa e vou ficar 6 meses sem comer carne (qualquer tipo). Então ela fez primeiro essa que é vegetariana para que eu pudesse comer. É claro que não é por isso que não vai ter a receita com sardinha no blog, mas outro dia quando eu não estiver em casa.

Tomate Cereja à Grega


- 500g de tomate cereja
- 1 pepino japonês fatiado
- 1/2 cebola roxa picada
- 1 xic. de azeitonas pretas pequenas
- 400g de mozarela de búfala pequena

Para que a cebola não fique muito ardida, coloque ela em uma peneira e despeje água quente por cima. É só para passar e assim quebrar a ardência.


Molho

- 5 col. de azeite de oliva
- 1 col. de sopa de vinagre de vinho branco
- 1/3 de dente de alho amassado
- salsa picada miúda a gosto
- 1/2 col. de chá de sal

Mexa bem com um batedor manual.

Essa é outra salada que deve ser feita com uma meia hora de antecedência. Se não der, não tem problema, mas ela fica mais gostosa assim.

Bom apetite!

Cebola Roxa com Tomate

A salada dessa semana eu aprendi com meu tio, o mesmo que fez a salada de abacate que nós ainda não acertamos a mão. É uma delícia e muito simples de fazer. Nós sempre fazemos no churrasco e é ótimo por ser uma salada leve para comer com folha.

Cebola Roxa com Tomate


- 2 cebolas médias (roxa) em meios círculos
- 3 tomates grandes em gomos

Para que a cebola não fique muito ardida, coloque ela em uma peneira e despeje água quente por cima. É só para passar e assim quebrar a ardência.


Vinagrete Mel com Mostarda

- 1 col. de sopa de mel
- 1 col. de sopa de vinagre balsâmico
- 1 col. de sopa de água
- 1 col. de sopa de mostarda de Dijon
- 2 col. de sopa de azeite
- 2 col. de óleo de girassol

Mexa bem com um batedor manual.
Agora é só colocar a cebola e o tomate no vinagrete e misturar. Ela fica mais gostosa se feita com uma meia hora de antecedência e deixada para pegar gosto na geladeira.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Granola multi-uso

Essa é uma receitinha que minha mãe faz, que a gente usa para dar um toque na salada. A granola salgada é multi-uso porque pode ser usada para dar um croc em diferentes saladas, tanto as de folhas verdes, como a de Vagem com Tomate Cereja (receita da semana passada). Meu pai adora e poe em quase todas. Difícil é sobrar para a próxima.


Granola salgada




- 60 g de semente de girassol (torrada ou não)
- 3 col. de sopa de gergelim preto
- 3 col. de sopa de gergelim branco

Torrar os ingredientes acima lentamente em fogo baixo, tomando cuidado para não queimar. Acrescentar sal a gosto e deixar esfriar.
Depois de frio acrescentar 3 xic. de Cornflakes (aquele sem açúcar).

Agora é só guardar em um pote fechado (para não amolecer) e usar para incrementar sua próxima salada.

domingo, 10 de janeiro de 2010

O Retorno da Lagarta

Ano novo, vida nova, mas as mesmas promessas: emagrecer, se alimentar melhor, consequentemente; comer mais salada. Prometemos começar no ano que chega, mas é lógico que só começaremos no dia 2, porque dia 1º ainda é festa. Por isso, nós aqui em casa já fizemos, sábado passado, a primeira salada para postar no blog. É uma deliciosa salada, que meu tio fez para o almoço de Natal. O problema é que nós ainda não acertamos a mão para fazê-la e não ficou muito saborosa. Mas, para que já pudéssemos começar o blog logo, fizemos outra salada no dia seguinte. Essa é uma especialidade da minha mãe e por isso, não tem erro. Ficou uma delícia.


Salada de vagem com tomate cereja

- 230g de vagem francesa (1 bandejinha) cozidas no vapor

- 250g de tomate cereja (meio pacote) cortados em dois

- 6 muzarelas de bufala tamanho médio cortadas em tiras médias

- 1 echalote (cebola aperitivo) picada

- Salsinha picadinha ou manjericão (a gosto)


Vinagrete básico:

- 1 colher de chá de mostarda de Dijon

- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco

- Sal e pimenta

- 4 colheres de sopa de azeite extra virgem

Bata tudo. Se quiser pode acrescentar 1 colher de sopa de água.


Para a salada, basta fazer o vinagrete e depois acrescentar os ingredientes.

Bom apetite!