domingo, 20 de fevereiro de 2011

Torta de Aspargos com Salada Verde

Para aqueles que não estão de dieta e não procuram uma refeição light, postamos a receita da torta de aspargos, que é maravilhosa, mas muito calórica.
Queijo, creme de leite na massa folhada não tinha como não ser bom...


Aspargos são muito nutritivos e ricos em fibras. Saborosos e fáceis de cozinhar, não poderiam faltar na mesa dos brasileiros, apesar do preço. Existe um grupo que é contra todo o consumo de alimentos que vem de longe, porque no seu transporte, muito gás carbônico é emitido. O aspargos que consumimos vem do Peru, realmente vem de longe, mas , como não comemos todos os dias e previlegiamos os alimentos plantados próximos da cidade, não vemos problemas abrir uma exceção de vez em quando.



-500g de batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes
-500g de brotos de aspargos (2 amarrados)
-600g de massa folhada laminada (2 pacotes)
-150g de queijo bola ou emental
-50g de queijo parmesão ralado na hora
-3 ovos
-250ml de creme de leite fresco
-noz moscada a gosto
-sal e pimenta a gosto

Limpe os aspargos com o descascador de legumes, tirando a casca 3cm abaixo do broto e eliminando as pontas de baixo. Cozinhe em água fervente com sal por 4 min. Escorra e reserve.

Cozinhe as batatas em água fervente com sal por pelo menos 20 minutos ou até que estejam macias. Escorra e reserve.

Pré-aqueça o forno.

Unte bem com manteiga uma travessa refratária ou um tabuleiro. Cubra com a massa folheada, deixando passar da borda um pouco da massa. Fure a massa com um garfo e reserve.

Amasse as batatas ainda quentes e misture os queijos. Misture em uma tigela separada os ovos e o creme de leite. Adicione essa mistura à massa de batata e queijo. Rale a noz moscada e misture à massa. Verifique o sal e acrescente um pouco de pimenta.

Despeje a mistura à tigela com a massa folhada.

Pegue os aspargos e arrume -os sobre a massa, certificando-se de cobri-los quase que por completo.

Pincele os aspargos com um pouco de manteiga derretida e leve ao forno quente por, no mínimo, 30 minutos ou até que fique dourada.

Sirva com uma salada verde, regada com um vinagrete tradicional (1 colher de sopa de vinagre, 1 colher de chá de mostarda de Dijon, sal, pimenta, 4 colheres de sopa de azeite e , se preferir, 1 colher de sopa de água para diluir).

Bom Apetite!


Nenhum comentário: