domingo, 6 de fevereiro de 2011

Salada de Frango Defumado com Aipo

Vocês devem ter visto que a salada contém aipo e estão pensando: "Lá vem a Amiga da Lagarta falar mal do aipo na salada..." ou "A mãe dela não cansa de fazer salada com aipo para ela falar mal no blog? E ainda estão fazendo o "especial-aipo"...". Mas dessa vez, vou surpreendê-los. Amei a salada. Com aipo e tudo. O fato de eu adorar frango defumado ajuda, mas o aipo junto com o aneto realmente deu um toque especial. Minha mãe fez outro dia para um jantar com os amigos, mas antes de ela sair com a salada pedi que deixasse para o meu jantar também (já tinha gostado quando provei enquanto ela fazia). Felizmente ainda sobrou e eu pude almoçar no dia seguinte também (sim, eu realmente gostei da receita).


O aipo era cultivado como planta medicinal muito antes de ser usado na alimentação. Tem alto conteúdo de potássio, além de possuir efeito diurético e calmante. Quanto mais verde, mais vitamina C, ácido fólico e carotenos ele possui. Rico em fibra e, o melhor, 100g tem somente 20 calorias.

Molho:
- 1/2 xic. de creme de leite fresco
- 1 colher de sopa de maionese light
- 1/2 colher de chá rasa de mostarda
- sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de água gelada
- 1 colher de sopa de aneto(dill) picado
Bata todos os ingredientes do molho com batedor manual e reserve.

Salada:
- 200g de frango defumado em pedaços
- 3 talos de aipo
- 1/2 xic. de damascos picados
- nozes picadas a gosto (opcional)

Retire os fiapos dos talos do aipo com uma faca ou com um descascador de legumes. Cortes os talos em finas fatias enviezadas.
Misture o frango, o aipo, o damasco e acrescente o molho. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora. Coloque as nozes por cima, na hora de servir.
Pode ser servida no dia seguinte, mas fica mais crocante se consumida no dia.

Bom Apetite!

Nenhum comentário: