sábado, 3 de abril de 2010

Salada Niçoise

Os ovos coloridos ficam lindos na mesa de Páscoa , mas ai, o que fazer com eles depois? Pensando nisso, escolhemos para a receita da semana, uma salada com muito ovo cozido.
Essa salada, é originária da cidade de Nice, no sul da França. Essa versão é completa com batata, vagem, ovo, tomate, anchovas e atum enlatado.

Salada Niçoise


Os ingredientes podem ser separados com até 6 horas de antecedência, mas só monte no máximo 1 hora antes.
- 700g de batata (crua e com casca)
- 250g de vagem
- 5 ovos
- 3 tomates grandes
- filé de anchovas (opcional)
- 2 latas de atum
- azeitonas sem caroço a gosto

Molho:
- 1 xic. de azeite
- 6 col. de sopa de vinagre
- 2 col. de chá rasas de mostarda de Dijon
- 1 dente de alho pequeno esmagado
- salsinha bem picadinha a gosto
- sal e pimenta a gosto

Descasque a batata, corte-a em 4 pedaços. Coloque-os em uma panela grande com água fria e sal. Deixe ferver e cozinhe por 15-20 minutos, até ficarem macias. Cuidado para não cozinhar demais. Escorra e deixe esfriar. Depois corte em pedaços menores.
Misture todos os ingredientes do molho com batedor manual e reserve.
Cozinhe a vagem no vapor, cortando previamente o cabinho e dividindo-a em 3 pedaços. Ela irá ficar pronta por volta de 8 minutos. Coloque a vagem em uma tigela e acrescente 3 colheres de sopa de molho. Deixe tomar gosto.
Cozinhe os ovos. Ovo cozido parece fácil, mas tem os seus segredinhos. Coloque água em uma panela com um pouco de vinagre(para que o ovo não rache com facilidade) e leve a ferver. Somente depois de ferver é que coloque os ovos, isso irá evitar que a pele do ovo grude na casca e fique difícil de descascá-lo. Deixe cozinhar por 10 minutos, retire de fogo e deixe esfriar. Se precisar acelerar, é só dar um choque térmico com água gelada. Descasque os ovos, corte-os em 4 e reserve.
Escorra o atum e desmanche-o com um garfo. Acrescente um pouco do molho e reserve.

Prepare os tomates, tirando o miolo e fazendo um X na base de cada tomate. Mergule os tomates na água fervente por 8-15 segundos, até que a pele se rompa. Transfira-os para uma tigela com água fria. Quando os tomates estiverem frios, retire a pele. Corte-os em gomos e reserve.


Monte o prato:

Coloque a batata no fundo da travessa (o ideal é usar uma como um grande prato de sopa).


Por cima coloque a vagem e depois o atum. Alterne os tomates com os ovos em volta da batata. Bata rapidamente o molho e despeje-o sobre a salada. Não colocamos todo o molho e acabamos guardando para uma próxima salada. Arranje os filés de anchovas e as azeitonas sobre a vagem. Sirva em temperatura ambiente.

BOM APETITE!

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilha...
Que delícia..
Adorei o seu blog e estava
aguardando o dia e a hora certa
para executar a sua receita, hoje
domingo de sol e muito calor foi
o dia perfeito para oferecer aos meus amigos, e familiares essa comidinha maravilhosa.

Muito obrigado e muitas felicidades
a vc e seus familiares
Alberto Mattos
Niterói - RJ