domingo, 28 de fevereiro de 2010

Pão da Lagarta


Essa semana teve um concurso para eleger o pão oficial da cidade. 9 chefs padeiros foram selecionados afim de criar um pão doce que se tornasse "O Pão de Açúcar do Rio". Ele foi realizado 24/02 no Morro da Urca e o resultado sai amanhã, 1º de março, no aniversário da cidade. O evento foi uma iniciativa da empresa que explora o Pão de Açúcar em pareceria com a Prefeitura para criar um pão que fosse a cara do Rio, assim como o croissant é a de Paris.
Aproveitando a ocasião, resolvemos fazer algo diferente essa semana. Ao invés de uma salada, estamos postando a receita de uma massa de pão super versátil.
Esse é o nosso candidato para Pão de Açúcar do Rio apesar de não estarmos concorrendo.


Para ver os concorrentes e o ganhador acesse o site:

http://www.bondinho.com.br/

Massa:
- 225 ml de leite
- 50g de manteiga sem sal
- 30g de açúcar
- 15g de fermento fresco ou 2 col. de chá de fermento seco
- 1 ovo (gema e clara separados)
- 1/2 col. de chá de sal
- 400g de farinha

Essa receita é bem certinha. Não acrescente mais farinha, mesmo se der vontade. Não precisa nem colocar sobre a bancada de trabalho.

Então vamos, lá e mãos na massa!

Leve o leite ao fogo e deixe ferver. Desligue e acerscente o açúcar e a manteiga. Deixe a mistura amornar (temperatura alta mata o fermento).Misture o fermento e espere 5 minutos até fazer espuma. Junte o sal e a clara do ovo.

Coloque a farinha numa tigela e faça um buraco no meio. Despeje no buraco a mistura líquida e vá mexendo lentamente em círculos.

Quando não conseguir mais usar a colher, pegue a massa e trabalhe ela durante 10minutos no mínimo sobre uma bancada até que ela fique macia e elástica. É cansativo, mas vale a pena.

Forme uma bola e coloque de volta à tigela cobrindo com um plástico. Deixe descansar por cerca de 1 hora ou até duplicar de volume.

Volte colocar a massa sobre a bancada. Não trabalhe mais a massa, somente abaixe, para que o ar que ficou retido dentro dela saia. Divida a massa em 24 pedaços (cerca de 30g cada) usando uma faca. Nunca esgarce a massa.

Forme uma bolinha de cada pedaço e deixe descansando por mais 15 minutos cobrindo com um plástico para não ressecar a superfície.

Molde os pãezinhos conforme a receita:

Pão Delícia

Abra a massa com as mãos e coloque dentro um pedaço de requeijão (tipo Catupiry), previamente cortado e gelado para permitir que se molde uma bola dele. Feche bem a massa, apertando com a ponta dos dedos fazendo uma costura. Molde novamente a bola e coloque sobre um tabuleiro, previamente untado com manteiga, colocando a costura para baixo. Deixe descansando por mais 30 minutos.

Não pincele os pãezinhos e leve ao forno alto, previamente aquecido, por 5 minutos, depois abaixe para forno médio e deixe por mais 10 minutos. Controle bem, porque os pãezinhos não devem ficar dourados. Retire do forno, pincele com manteiga derretida e depois polvilhe com queijo parmesão ralado. Deixe esfriar sobre uma grelha. É realmente uma delícia.


Kidoguinho

Abra a massa com as mãos e coloque uma salsicha aperitivo dentro. Envolva a salsicha e feche bem a massa, apertando com a ponta dos dedos fazendo uma costura. Coloque sobre um tabuleiro, previamente untado com manteiga, colocando a costura para baixo.

Pincele os pãezinhos com a mistura de uma gema com 1 colher de sopa de leite e leve ao forno alto, previamente aquecido, por 5 minutos, depois abaixe para forno médio e deixe por mais 10 minutos. Controle bem. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grelha. Essa versão é a alegria da garotada.


Enroladinho recheado

Esse não tem um recheio fixo, é ao gosto do freguês. Já fizemos com pastrami com queijo prato, salaminho com muzarela, presunto com muzarela (ou queijo prato), peito de peru com catupiry e até frango ao curry.

Abra a massa com as mãos e coloque o recheio, previamente enrolado. Envolva o rolinho e feche bem a massa, apertando com a ponta dos dedos fazendo uma costura. Coloque sobre um tabuleiro, previamente untado com manteiga, colocando a costura para baixo. Deixe descansar por mais 30 minutos.

Pincele os pãezinhos com a mistura de uma gema com 1 colher de sopa de leite e leve ao forno alto, previamente aquecido, por 5 minutos, depois abaixe para forno médio e deixe por mais 10 minutos. Controle bem. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grelha. Não há quem resista.


Simplesmente Pãezinhos

Pegue a bolinha e molde-a novamente, agora colocando sobre um tabuleiro , previamente untado. Deixe descansar por mais 30minutos. Pincele com uma mistura de uma gema com uma colher de leite e leve ao forno alto, já aquecido anteriormente, por 5 minutos. Após esse tempo( minutos onde a massa cresce), abaixe o forno para forno médio e deixe por mais 10minutos, para terminar de assar. Deixe esfriar sobre uma grelha.


Caracol de Canela

Se quiser fazer essa versão doce, não faça bolinhas com a massa. Faça uma bola grande. Deixe descansar 15 min. e depois abra a massa, o mais fino possível com um rolo (pode ser feito em duas bolas para facilitar) em formato de retângulo. Espalhe açúcar com canela e passas sobre a superfície. Passe ovo batido nas bordas e enrole em formato de rocambole. Corte em fatias e coloque em um tabuleiro untado com manteiga. Deixe descansar 30 min, pincele com ovo batido e leve ao forno por 20 min. (10 min. no forno alto e 10 min. no baixo).

Observações:

Você pode fazer pães maiores, a única coisa que muda é o tempo de cozimento. Passe para 10 minutos iniciais em forno alto para crescer e de 10 a 20 minutos em forno médio para assar. Observe bem o seu forno, nem sempre funciona da mesma maneira.

Você pode substituir parte da farinha branca por farinha integral. Já fizemos a proporção de 260g de farinha branca + 100g de farinha integral + 50g de aveia em flocos. Ficou muito bom também. Acrescentar passas e nozes picadas no final de amassar a massa fica maravilhoso. Essa substituição de farinhas pode influênciar na umidade da massa e vai exigir um pouco mais de experiência para chegar no ponto certo. Ao acrescentar aveia, por exemplo, a massa parece úmida, mas a medida que vamos amassando, a aveia vai absorvendo mais água do que uma farinha branca e a massa fica mais seca e difícil de trabalhar. Para corrigir isso, é só acrescentar mais um pouco de água. O tipo de farinha integral, fina, média ou grossa, também influencia na umidade da massa. Vale à pena experimentar.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dica da Semana 4: O microondas é seguro?

A não ser que esteja danificado, o microondas não deixa escapar radiação. Mas como as microondas podem introduzir moléculas de plásticos nos alimentos, você só deve assar alimentos no microondas em recipientes de vidro ou cerâmica, nunca de plástico ou com embalagem plástica. Então, evite filme plástico sobre os alimentos quando usar o microondas.
As microondas podem modificas a química dos alimentos, especialmente as proteínas, possivelmente diminuindoo teor nutricional ou criando componentes artificiais que podem ser prejudiciais à saúde. O microondas é recomendado apenas para rápido aquecimento ou descongelamento, não para cozinhar algo que precise de mais que alguns minutos.

Cogumelo com Broto de Feijão

Essa é uma salada sempre bem-vinda, principalmente no verão por ser leve, refrescante e crocante.


Cogumelo com Broto de Feijão


- 250g de broto de feijão
- 200g de cogumelo fatiados
- 1/2 pimentão verde em cubos (também pode ser o vermelho)
- 1 xic. de tomate cereja cortados ao meio

Molho Oriental:
- 1 col. de sopa de molho de soja
- 1 col. de óleo de gergelim (se usar o olho torrado, diminua a quantidade para 1/2 col.)
- 2 col. de óleo de girassol
- 2 col. de sopa de suco de laranja
- 2 col. de sopa de vinagre de arroz
- 1 col. de chá de gengibre
- 1 col. de sopa de gergelim em grão torrado
- 1/3 de dente de alho esmagado
- 1 col. de chá de mostarda
- sal e pimenta a gosto

Misture o molho com um batedor manual e depois envolva os ingredientes com ele. Junte os cogumelos por último por serem mais frágeis.

Salada Marroquina

Parece até festival da acelga, mas convenhamos que acelga rende bastante e para ela não estragar, fizemos as duas saladas. Bem que podia ter sido um yakisoba...


Salada Marroquina


- 6 folhas grandes de acelga cortadas em tiras largas
- 1 xic. de castanha de caju torrada e picada em pedaços grandes
- 1/2 cebola picada e escaldada
- 1 pimentão vermelho piacado
- 250g de trigo em grão cozido
- 2 col. de sopa de salsinha picada

Molho:
- 1/2 xic. de azeite
- 1/2 dente de alho bem esmagado
- sal e pimenta a gosto

Misture todos os ingredintes e os envolva com o molho.

Para cozinhar o trigo, coloque uma xic. de trigo cru com 2 xic. de água fria em uma panela e deixe cozinhar por aproximandamente 40 min. em fogo baixo. O ideal é que a água evapore toda para que os grãos mantenham todos os nutrientes.

Acelga com Cenoura

Essa não é uma das que eu mais gosto, mas se todos gostassem do azul, o que seria do amarelo? Na receita, está escrito para deixar decansar meia hora, mas eu comi no dia seguinte e achei muito melhor. Isso é pessoal, então vale a pena experimentar de todos os jeitos e achar o seu preferido.

Acelga com Cenoura


- 1/2 acelga (tamanho médio) cortada em fatias largas
- 1 cenoura ralada (no ralo grosso)
- 1 col. de sopa de cebolinha

Molho:
- 2 col. de sopa de molho de soja
- 3 col. de sopa de olho de girassol
- 1 col. de sopa de vinagre de arroz
- 1 col. de sopa de suco de limão
- 1/2 col. de sopa de estragão seco
- sal e pimenta do reino a gosto

Bata o molho com um batedor manual e misture os ingredientes nele. Deixe meia hora na geladeira antes de servir.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dica da Semana 3: Cozimento de Legumes

Já se sabe que o cozimento dos alimentos causam muitos prejuizos: destruição das vitaminas e das enzimas, eliminação de minerais e produção de substâncias cancerígenas. A melhor maneira de cozinhar vagens, brócolis, couve-flor e cenoura para as nossas saladas, é cozinhá-los no vapor. O mínimo de tempo possível e em pedaços grandes para que não percam muito os nutrientes.
As vagens, por exemplo, são cozidas inteiras e só depois cortadas.
Para cozinhar no vapor, use uma panela de inox, que possui uma cesta própria para isso e que fique praticamente hermética, com um pouco de água. Só colocar a cestinha com os legumes, depois que a água começar a ferver. Tampar em seguida.
Para interromper o cozimento após a retirada do vapor, passe água fria nos legumes, mas isso só se tiverem cozidos demais.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Salada de Grão de Bico à Moda Mediterrânea

Eu adoro, minha mãe ama, mas assim como a salada de feijão, salada de grão de bico não é a praia do meu pai. Fizemos domingo para um churrasco que eu não fui, mas pela quantidade que sobrou para o meu almoço do dia seguinte, imagino que tenha sido um sucesso.

Salada de Grão de Bico à Moda Mediterrânea


- 3 1/2 xic. de grão de bico cozido
- 1 xic. de tomate cereja cortado em 4
- 200g de mussarela cortada em 4
- 1/2 cebola picada e escaldada
- azeitona preta fatiada a gosto
- salsinha picada a gosto

Molho:
- 1 col. de sopa de vinagre de vinho branco
- sal e pimenta a gosto
- 1/3 de dente de alho esmagado
- 4 col. de sopa de azeite

Bata o molho e depois misture todos os ingredientes nele.

Dica:
Para cozinhar o grão de bico, deixe de molho uma noite inteira em água fria e no dia seguinte, troque a água e cozinhe em fogo médio por 1h e 15min. Verifique se já estão macios, caso contrário cozinhe mais um pouco. Tente cozinhar com o mínimo de água possível para que no final a maior parte da água tenha evaporado, conservando os minerais no próprio grão. 1 saco de grão de bico cru de 1/2 kg rende 7 xic. dele cozido. Assim como no feijão, você pode cozinhar o saco todo e congelar para sua próxima salada.

Saboreie!





Salada de Alface Americana com Iogurte e Dill

A salada que nós fizemos no sábado, pode ser considerada a primeira salada que eu comi. Era essa que minha mãe sempre fazia quando eu era criança. Ela aprendeu na Alemanha, com a madrinha dela e passou a fazer lá em casa. Tradição na família já.
A versão da primeira foto, não é essa da receita. É uma versão mais light, sem creme de leite. Optamos por colocar a tradicional mesmo, já que meu pai reclamou da outra.

Salada de Alface Americana com Iogurte e Dill


Molho:
- 1 pote de iogurte natural sabor suave
- 2 col. de sopa cheias de maionese
- 2 col. de sopa cheias de creme de leite
- salsa picadinha (1 parte)
- cebolete picadinha (1 parte)
- aneto picadinho (2 partes)
- 1 pitada de curry
- sal a gosto



Mexa bem com o batedor manual. Se achar o molho muito espesso, acrescente um pouco de água ou leite.
Depois misture com as folhas de alface americana rasgadas.

Só servir!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dica da Semana 2: Como Potencializar a Absorção de Ferro

Consumir um suco de fruta cítrica às refeições, já que a vitamina C potencializa a absorção de ferro pelo organismo.

É isso ai, e da-lhe limonada e suco de laranja!