domingo, 3 de outubro de 2010

Maionese

A maionese foi inventada pelo cozinheiro do Duque de Richelieu em 1756. Após derrotar os ingleses em uma batalha na cidade portuária de Mahon, capital da ilha de Minorca (Espanha), o cozinheiro preparou um banquete em comemoração da vitória. Quando o chefe percebeu que não havia mais leite, resolveu usar azeite misturado com ovos, o que resultou em um novo molho: o Mahonneise.

A maionese foi inventada por um francês na Espanha e dizem, que foi levada para a America por um alemão. Eta molhinho globalizado ...
Sempre fomos adeptas da maionese light industrializada, até ler o rótulo dela. São tantos nomes que resolvemos fazer a nossa própria maionese. É muito fácil de fazer e seguem as 2 receitas testadas:



Receita 1:

-1 ovo
-1 colher rasa de chá de mostarda
-1/2 colher de chá de sal
-1 colher de sopa de vinagre
-1 colher de sopa de água
-1 xic. de óleo de milho



Receita 2:

-2 gemas
-1 colher de sopa de água
-1/2 colher de chá de sal
-1 colher de chá de vinagre
-1 colher de chá de mostarda
-1 xicara de chá de óleo (não muito cheia)



As duas receitas são feitas da mesma maneira:

Coloque numa leiteira (panelinha alta) o vinagre, a água, o sal, a mostarda e o ovo (ou as gemas). Misture um pouco com um mixer ( pode usar o liquidificador) e depois vá acrescentando o óleo lentamente em fio até terminar/ou chegar no ponto de maionese. Se estiver muito rala, acrescente mais um pouco de óleo. Cuidado para não talhar.

A maionese caseira não se conserva por muito tempo, mesmo na geladeira. Melhor consumir no máximo em 3 dias.

Por curiosidade, resolvemos lançar as receitas na nossa tabela de calorias e chegamos a seguinte conclusão:

-maionese com ovo: 12g=76 kcal.
-maionese com gemas: 12g=85kcal.
-maionese industrializada light: 12=30 kcal.

Depois dessa descoberta, como não usamos muita maionese, resolvemos não olhar mais o rótulo com tanta seriedade...
Seguem 2 receitas com maionese que são uma delícia.

OBS.: uma de nossas amigas me perguntou após ler o blog: Ovos crus? E a salmonella?
Fiquei anos sem ter coragem de fazer maionese como meu pai fazia quando eu era criança, por causa do fantasma da salmonella. Para quem não sabe, salmonella é uma bactéria que é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados, como carne, galinha, ovos e leite. O cozimento dos alimentos mata a salmonella. A maioria das pessoas infectadas apresenta diarreia, dor abdominal e febre. A doença dura de 4 a 7 dias e a maioria se recupera sem tratamento.

Os ovos de boa procedência são cuidadosamente lavados nas granjas com um detergente especial e, logo após, envolvidos por óleo mineral para proteção da casa. É importante que eles fiquem no ponto de venda em ambiente refrigerado e que sejam logo armazenados em casa na geladeira. Sabendo tudo isso, resolvi não pensar mais na tal bactéria e acabei fazendo as maioneses, mas em caso de dúvida, não consuma ovos crus. É mais seguro.

Li em um livro que os ovos podem ser substituídos por ricota fresca. Irei fazer e depois passarei a experiência para o blog.

Nenhum comentário: