sábado, 19 de março de 2011

Tartar de Salmão

Eu sou um pouco suspeita para falar de salmão. Mas, como eu também não sou a pessoa mais imparcial para julgar uma salada de aipo (não pelos mesmos motivos) e minha mãe faz mesmo assim, acho que eu posso falar que amei o tartar. Caso tenham opinião contrária à minha, não digam que eu não avisei que sou louca por salmão e gosto dele de qualquer jeito: frito, assado, grelhado, sashimi, defumado; tartar não seria uma exceção.

Tartar ou tartare é o nome dado a preparações com carne crua. O mais conhecido é o Steak Tartare, uma receita clássica, russa, com carne crua, condimentos, acompanhada de gema crua. O prato vem do tempo dos tártaros, grupo étnico que ocupava o sudeste da Rússia.

- 500g de filé de salmão sem pele
- 1 colher de sopa de cebola bem picadinha, se preferir, coloque em uma peneira e jogue um pouco de água fervente.
- 1 colher de chá de salsa picadinha
- 1 colher de sopa de cebolinha picadinha
- 1 colher de alcaparras picadas
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de soyo
- 1/2 colher de chá de mostarda de Dijon
- suco de 1/2 limão - 1 colher de sopa de conhaque
- sal e pimenta a gosto.

Corte o salmão em cubinhos e reserve. Em uma tigela, misture o suco de limão, a mostarda, o azeite, o conhaque, o soyo, um pouco de sal e de pimenta. Acrescente a salsinha, a cebolinha, a cebola e a alcaparra. Misture cuidadosamente o salmão e verifique o tempero. Leve a geladeira por meia hora e sirva em seguida. Se preferir, utilize um aro de inox para enformar o tartar e sirva com uma salada de folhas verdes.
Bom Apetite!

Nenhum comentário: