domingo, 8 de agosto de 2010

Salada de Gorgonzola com Pera e Nozes

Feliz dia dos pais!
Para comemorar esse dia tão especial, fizemos a salada de gorgonzola com pera que eu tinha falado que era uma delícia. O almoço foi ótimo e além dessa salada, ainda fizemos uma caprese para minha prima apaixonada por tomates ficar feliz.

O desenho foi a minha irmã que fez para o meu pai, deles dois juntos.

Espero que todos tenham tido um ótimo dia dos pais.


Salada de Gorgonzola com Pera e Nozes


- alface americana e romana
- 30g de nozes picadas
- meia pera por pessoa (madura, mas ainda firme)

Molho:
- 60g de queijo gorgonzola
- 60g de creme de leite fresco
- 5 col. sopa de água (isso pode variar de acordo com a consistência do creme de leite)
- 3 col. sopa de azeite
- sal a gosto

Para fazer a pera, descaque-as, retire as sementes e corte-as em gomos. Coloque em uma panela com um pouquinho de água (não chega a cobrir as peras) e 1 col. de sobremesa rasa de açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo por 7 - 10 min (isso depende de quão firme estiver a pera). Cuidado para não secar totalmente a calda. As peras devem ficar macias e claras.

O molho é muito simples de fazer. Adicione todos os ingredientes no liquidificador e pulse até ficar homogêneo. Cuidado para não bater demais e talhar, virando manteiga de gorgonzola. Isso realmente aconteceu quando minha mãe fez na primeira vez.

Antes de montar a salada no prato, envolva a alface com parte do molho. Depois arrume as folhas em uma travessa e regue com mais um pouco do molho. Salpique as nozes por cima e coloque as peras em volta.

Nenhum comentário: