sábado, 19 de março de 2011

Tartar de Salmão

Eu sou um pouco suspeita para falar de salmão. Mas, como eu também não sou a pessoa mais imparcial para julgar uma salada de aipo (não pelos mesmos motivos) e minha mãe faz mesmo assim, acho que eu posso falar que amei o tartar. Caso tenham opinião contrária à minha, não digam que eu não avisei que sou louca por salmão e gosto dele de qualquer jeito: frito, assado, grelhado, sashimi, defumado; tartar não seria uma exceção.

Tartar ou tartare é o nome dado a preparações com carne crua. O mais conhecido é o Steak Tartare, uma receita clássica, russa, com carne crua, condimentos, acompanhada de gema crua. O prato vem do tempo dos tártaros, grupo étnico que ocupava o sudeste da Rússia.

- 500g de filé de salmão sem pele
- 1 colher de sopa de cebola bem picadinha, se preferir, coloque em uma peneira e jogue um pouco de água fervente.
- 1 colher de chá de salsa picadinha
- 1 colher de sopa de cebolinha picadinha
- 1 colher de alcaparras picadas
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de soyo
- 1/2 colher de chá de mostarda de Dijon
- suco de 1/2 limão - 1 colher de sopa de conhaque
- sal e pimenta a gosto.

Corte o salmão em cubinhos e reserve. Em uma tigela, misture o suco de limão, a mostarda, o azeite, o conhaque, o soyo, um pouco de sal e de pimenta. Acrescente a salsinha, a cebolinha, a cebola e a alcaparra. Misture cuidadosamente o salmão e verifique o tempero. Leve a geladeira por meia hora e sirva em seguida. Se preferir, utilize um aro de inox para enformar o tartar e sirva com uma salada de folhas verdes.
Bom Apetite!

Salada de Penne Tricolor

Simplesmente adorei essa salada. Ela é simples, mas uma delícia. Eu até colocaria uma mozzarela de búfala cortadinha.

- 2 xic. de penne tricolor (crua)
- 8 tomates tipo perinha cortados ao meio
- 1 brocolis americano pequeno
- azeitona preta a gosto


Molho:
- 1 xic. de azeite
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 1/2 dente de alho
- 1/2 xic. de folhas de manjericão
- 3 nozes (metades)

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até misturar tudo. É necessário ajudar um pouco com a colher com o liquidificar desligado. A mistura fica um pouco granulada, mas é assim mesmo. Esse molho lembra o pesto italiano.

Cozinhe a penne em água fervente com sal e um pouco de azeite até ficar ao dente. Escorra
e coloque em água gelada, para interromper o cozimento. Escorra novamente e reserve.

Cozinhe o brócolis no vapor até ficar ao dente e reserve.

Em uma tigela, misture a penne, o tomate e o brócolis. Acrescente 4 colheres de sopa do molho cuidadosamente. Verifique o tempero e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Com o que sobrou do molho pode-se criar muitas saladas. Hoje, por exemplo, fizemos uma salada com shitake (fatiado e passado na frigideira com manteiga), tomate cereja cortado ao meio ,lascas de queijo Grana Pagano e o molho já preparado de manjericão.

Salada de Folhas com Pera

Gostei da salada, pois ela é leve e molho com mel fica com sabor doce, combinando bem com a pera. Ótima para acompanhar um bife.

- 2 peras sem sementes e em gomos (com casca)
- 1 pé alface crespa (não muito grande)
- 2 colheres de sopa de semente de girassol torrada
- 2 colheres de chá de gergelim torrado (preto ou branco)


Molho:
- 1 colher de sopa de cebola bem picadinha
- 2 1/2 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de sopa de mel (cheia)
- 5 colheres de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto

Misture todos os ingredientes do molho com batetor manual, acrescente a cebola por último e reserve.

Cozinhe as peras em uma panela pequena com 1 colher de sopa rasa de acúcar e 1/2 xic. de água por 10 min. Retire da panela, separando-a da calda(descarte-a) e deixe esfriar.

Rasgue as folhas de alface, misture o molho e depois acrescente cuidadosamente as peras. Coloque sobre uma travessa e salpique as sementes. Sirva em seguida.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Salada de Batata da Tia Ruth

No nosso blog não podia faltar a receita da salada de batata da tia Ruth. Da mesma geração do meu avô Hans e da minha vó Sylvia, cujas saladas de batata foram postadas em outubro, tia Ruth faz ainda a sua própria maionese em casa. Gaúcha, de família italiana, deu a sua receita para a gente postar neste carvaval. A idéia era fazer um churrasco, que é perfeito para combinar com salada de batata, mas como o tempo não ajudou , a solução, encontrada pelo meu pai, foi de acompanhar a salada de batata com carré de porco defumado e uma cervejinha, já levando para o lado alemão da família...

- 2 kg de batatas
- 1/2 cebola pequena bem picadinha

Maionese:
- 2 ovos
- 3 colheres de chá de mostarda amarela
- 1 colher de chá de molho inglês
- 2 colheres de sopa (rasas) de vinagre de vinho branco
- 1 1/2 xic. de óleo (de preferêcia de milho ou canola)
- sal e pimenta a gosto

Cozinhe as batatas em água e sal. Quando estiverem macias, escorra em uma peneira grande e deixe amornar.
Retire a casca e corte as batatas em lascas (ou rodelas). Tempere com 2 colheres de vinagre de vinho branco e 2 colheres de azeite. Reserve.
Compre os ovos o mais frescos possíveis ou verifique se os que estão na geladeira estão ainda bons. Para isso é só mergulhá-los em uma panela cheia de água. Se ficarem no fundo é porque estão frescos, se boiarem é porque já são mais velhos. Como a casca é porosa, com o tempo o ar entra nos ovos e por isso eles boiam. Como a maionese é feita com ovos crus, é importante serem o mais frescos possível e de boa procedência.
Coloque os ovos, a mostarda, o vinagre, o molho inglês, o sal e a pimenta no liquidificador. Bata rapidamente, pulsando 3 vezes. Bata com a velocidade baixa e com a tampinha aberta, vá acrescentando o óleo em fio até engrossar. Essa quantidade de 1 1/2 xícaras é suficiente para uma maionese cremosa, mas se preferi-la mais espessa, acrescente um pouco mais de óleo. Desligue o liquidificador e verifique se está tudo bem misturado. Verifique o sal.
Misture cuidadosamente a maionese na batata, não esquecendo de acrescentar a cebola bem picadinha. Leve à geladeira coberta em papel de alumínio por, pelo menos, 2 horas. Pode ser feita de véspera.
Bom Apetite!