quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ceviche de Peixe















Ceviche, cebiche ou Seviche é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou outro cítrico.

O prato é basicamente uma marinada de peixe fresco, curtido no limão, sal, cebola roxa, alho, pimenta (aqui no Brasil a Dedo de Moça) e coentro. O peixe deve ser fresco, de carne branca e firme, não muito gorduroso, como o robalo e o linguado.

Foi provavelmente uma invenção dos incas e sua autoria é até hoje disputada entre o Peru e Equador.

A diferença básica entre as duas receitas é que no Peru o peixe é cozido no suco de limão e no Equador, no fogo, rapidamente, em uma água temperada, ficando menos ácido. O limão que mais se aproxima do usado no Peru é o limão galego, que é menos ácido que o Taiti. Fizemos duas receitas, uma com cada tipo de limão e a com limão galego ficou mais saborosa. Se não encontrar o limão galego, use o Taiti mesmo, mas não o esprema muito e adicione um pouco de açúcar.
É servido com batata doce e milho cozido, provavelmente para cortar a acidez do limão. Não chegamos a experimentar, mas faremos em breve.

Ceviche de Peixe:
-400g de robalo ou linguado (do grande)
-6 limões mal espremidos ( de preferência limão galego)
-1 cebola roxa pequena finamente fatiada
-1/2 dente de alho bem esmagado
-folhas de coentro ou de salsinha bem picadinhas (ou ambas)
-1 pimenta Dedo de Moça picadinha
-sal a gosto
-azeite a gosto
Corte o peixe em cubos e acrescente todos os ingredientes. Leve à geladeira , no mínimo, por 1/2 hora. Gostamos de comer assim com pouco tempo do preparo, pois o peixe não fica tão cozido. No dia seguinte não ficou tão bom, mas na hora, com uma taça de espumante bem gelado, ficou uma delícia.

Nenhum comentário: