terça-feira, 1 de maio de 2012

Salada de Camarões e Óleo de Coco

Nos deram um vidro de óleo de coco para que experimentássemos em  uma receita. Nos veio logo à cabeça: moqueca de camarão, mas sem azeite de dendê, é claro!  A receita foi um sucesso!
Já tentamos 2 outras receitas de origem tailandesa, para aproveitar o óleo de coco, mas  achamos que não valeria a pena colocar no blog, porque utilizam muitos ingredientes diferentes dos que normalmente temos em casa.


-500g de camarões médios (pese primeiro e depois peça para limpá-los e quanto mais frescos, melhor)
-2 tomates sem sementes e cortados em tiras finas
-1/2 pimentão vermelho cortado em tiras bem finas (se ele for muito grande, utilizar somente 1/3)
-1 pimenta dedo de moça (se gostar, pode usar duas)
-salsinha picadinha
-5 folhas de coentro bem picadinhas
-3 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem
-folhas diversas rasgadas previamente
-sal e pimenta a gosto
     Tempere os camarões com sal, pimenta e 1/3 de um dente de alho bem esmagado. Deixe pelo menos 30 minutos.

Frite em uma frigideira bem quente com 1 colher de óleo de coco. Coloque somente a quantidade que permita que cada camarão fique em contato com a frigideira.  Deixe mais ou menos 5 min. de cada lado. Reserve e repita até acabar com os camarões.


No final, coloque um pouco de água (umas 3 colheres de sopa) na frigideira e deixe ferver um pouco. Esse caldo será a base do molho da salada.
Os camarões ficaram  macios , suculentos e com um suave sabor do óleo de coco. Hummm, que delícia!! Não dá para resistir.







Espere esfriar, retire da tigela e use também o caldinho que ficou no fundo para o molho.
Separe alguns camarões para decorar e pique o restante.
Em uma tigela coloque o caldo que veio da frigideira e dos camarões, o óleo de coco, a pimenta dedo de moça bem picadinha, a salsinha e o coentro. Verifique o sal e a pimenta.
Em uma tigela grande, misture as folhas, as tiras de tomate, as tiras de pimentão, os camarões picados e o molho. Verifique o sal, coloque numa travessa e decore com os camarões inteiros.
Bom apetite!




Nenhum comentário: