quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Torta salgada com Saladinha de Folhas

Parece que foi ontem, mas já tem 2 anos que começamos nosso querido blog. E esse segundo ano passou voando, principalmente porque não conseguimos postar tanto quanto gostaríamos devido ao meu vestibular. Agora que passei espero que as coisas sejam diferentes. Para melhor, pois ouvi dizer que começando a faculdade de medicina o tempo disponível não aumenta muito.
Ano passado o "bolinho" de aniversário foi uma terrine e dessa vez resolvemos fazer uma torta salgada para apoiar as velinhas.


Um mês se passou desde que começamos a testar receitas para a "festinha" e não chegamos a uma conclusão sobre qual a melhor massa para fazer a torta salgada dos 2 anos do blog... Para variar, minha mãe e eu discordamos sobre qual delas gostamos mais. Não chegando a um acordo, resolvemos postar as duas e deixar vocês experimentarem.

Torta Salgada 1

-3 ovos
-1 xic.de chá de leite
-3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
-2 colheres de sopa de manteiga
-1/2 xic. de óleo
-12 colheres de farinha de trigo
- sal a gosto
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio:
- 1 peito de frango cozido e desfiado (fizemos o frango inteiro no forno com um pouco de alecrim e utilizamos o que sobrou, mais ou o menos a metade dele)
- 1 cebola picada
- 1/4 de um pimentão picadinho(pode ser petit pois)
- 1/2 copo de requeijão light
- sal e orégano a gosto

Refogue a cebola com um pouco de manteiga, acrescente o frango e o pimentão. Acrescentamos um pouco da redução que sobrou do frango assado, depois de ter retirado a gordura. Verifique o sal e coloque um pouco de orégano. Acrescente o requeijão, misture um pouco e reserve.
Coloque no copo do liquidificador, as 3 gemas, o leite, o óleo, a manteiga e o queijo parmesão. Bata um pouco, desligue, acrescente 6 colheres de farinha de trigo e bata mais um pouco. Desligue novamente e acrescente as 6 colheres restantes Bata mais um pouco e reserve.
Bata as 3 claras em neve e misture a massa ( lentamente). Verifique o sal e misture por último, o fermento. Na última vez que fizemos, esqueci o fermento e ficou bom também.
Unte uma forma de fundo removível de 24cm com manteiga e polvilhe um pouco de farinha. Coloque metade da massa na forma, espalhe o recheio, não levando até a borda e despeje o final da massa. Nivele e leve ao forno, previamente aquecido. Deixe no forno médio alto por mais ou menos 30 minutos. Sirva imediatamente.
Sempre utilizamos um tabuleiro fechado por baixo do tabuleiro com fundo removível, para evitar possíveis vazamentos.
O recheio pode ser simplesmente presunto ou peito de peru com queijo prato ou mozarella, tudo bem picadinho.Use a criatividade.



Torta Salgada 2

-3 ovos

-2 1/2 xic. de leite

-2 xic. de café de óleo

-12 colheres de sopa de farinha de trigo
-sal a gosto
-2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
-1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio:
-2 cebolas grandes picadas
-2 latas de atum escorridas
-azeitonas verdes picadas a gosto
-sal, salsinha picada e orégano a gosto
-azeite a gosto

Doure levemente a cebola, acrescente o atum, a azeitona, a salsinha e o orégano. Verifique o sal, regue com um pouco de azeite e reserve.
Coloque no copo do liquidificador o leite, os ovos, o queijo parmesão e o óleo. Bata um pouco, acrescente a farinha, bata mais um pouco e por último junte o fermento, batendo rapidamente.
Coloque metade da massa em uma forma redonda com fundo removível de 24cm, previamente bem untada com manteiga e povilhada com farinha. Acrescente todo o recheio, não levando até a borda, e complete com o restante da massa.
Polvilhe com um pouco de queijo parmesão e leve ao forno médio alto, previamente aquecido, por aproximadamente 30 minutos. Sirva em seguida.


E então, qual vocês preferem? Opinem!


Bom Apetite!

Nenhum comentário: